domingo, 13 de junho de 2010

Mesa de Som

Uma dica simples de como regular sua mesa de som, futuramente postarei dicas mais avançadas.

É comum a pessoa comprar uma mesa de som e não conseguir nunca atingir uma equalização perfeita. Diversas são as reclamações sobre este tema: O som fica muito poluído, fica apitando, o reverb fica fraquíssimo, ou muito forte, dá muita microfonia, ás vezes no meio do uso, faz um múúúú fortíssimo, que atrapalha tudo...

"O segredo não é botar o que está faltando... É somente tirar o que está sobrando..."

É comum o ganho de agudo estar aberto, e a pessoa dizer ou achar que está muito agudo e sair aumentando o grave desproporcionalmente... Esta atitude, acaba poluindo o som, aumentando as frequências no parâmetro geral, gerando microfonias, e reverberação natural excessiva em ambientes pequenos.

O correto é, primeiro, limpar o som. Está muito grave? Não coloque agudo... Tire o grave gradualmente até atingir um nível médio satisfatório, e depois vá complementando com o médio, e depois um pouco de agudo.

Assim você atingirá uma sonoridade surpreendente...

Observe também, se o ambiente possui azulejos, poucos móveis ou mesas perto... Isso gera uma reverberação natural, que dispensa o uso de reverb na mesa. O reverb nada mais é que preenchimento de ambiência. E quando o ambiente já é preenchido naturalmente, a sobrecarga de estímulos de preenchimento dessa ambiência, acaba fazendo "embolar o som".

Espero que tenha sido útil estas dicas para todos que sofrem com a mesa de som, ou até um equipamento mais simples, tipo aqueles que tem apenas três ou quatro botões de regulagem.

O principal é você saber que é capaz de resolver TUDO com apenas um pouquinho de força de vontade, por mais complexa que seja a aparelhagem de áudio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário